08/03/2014

CRISE EXISTENCIAL


Salmo 6.1-10
 Ao ler as Escrituras, podemos surpreender-nos ao perceber que os homens de Deus do passado também eram pessoas comuns. Tendemos a criar uma auréola em torno deles, como vemos nos quadros da Idade Média, e passamos a vê-los como habitantes de outra esfera. A leitura de hoje nos mostra a realidade.
Nos seus três primeiros versos observamos o salmista debatendo-se com uma grave crise espiritual. Menciona temer o castigo, desabafa sua dor íntima, seu sentimento de derrota, e lamenta a demora em ser ouvido. A crise é tão profunda que teme não haver tempo de restauração. Parece-me que Davi, o autor, embora músico, não entoaria aquele cântico que diz ‘‘sempre sorrindo, mesmo quando não dá’’. Essa ideia de que somos criaturas inatingíveis pelo mal humilha os demais. Uma crise existencial por vezes nos leva a assumir nossa humanidade, e com isso crescemos em direção à maturidade.
Outro ensino que Davi nos transmite é que temos dois tipos de inimigo: os outros e nós mesmos. A dor moral expressa no verso 3 é experiência vivida por muitos. Entretanto, depois o autor revela a gloriosa experiência que só quem anda com Deus vivencia. ‘‘Ele ouviu a minha súplica, aceitou a minha oração´´.
Vejam o curso do salmo: Davi começa lidando com a derrota, confessa sua crise, revela seu quebrantamento, diagnostica o problema, busca o Senhor em oração, celebra sua vitória. Que ensino nos traz este salmo? Se temos o recurso da graça do Senhor ao nosso dispor, todas as vezes que recorrermos a ela sairemos vitoriosos. O cristão é ou não um ser privilegiado? Com certeza é! A propósito, você é cristão?


Fonte: Radio Trans Mundial, Manoel de Jesus Thé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário