NOSSO ENDEREÇO

Av. Anhanguera, 659 - JARDIM NOVO MUNDO - CEP 74705-015 - Goiânia-GO - Pr. Marcos Machado - Fone: (62) 3206-3506 email do blog:educristaibjnm@gmail.com - "SÓ O SENHOR É DEUS!"

01/03/2014

ILUSÃO

                                                                                                             1 Samuel 8.1-10; 19-20
Todo ser humano tem em sua trajetória alegrias e lutas. É nos momentos de dificuldades que somos tentados a olhar para outras pessoas e fazer comparações. Infelizmente, na
maioria das vezes acabamos achando que nossa situação é pior que a dos outros. Pensamos que "a grama do vizinho é mais verde que a nossa". No texto de hoje, vemos que os israelitas sofriam devido à liderança de pessoas infiéis às ordenanças de Deus.
Tudo isso gerou descontentamento, e o povo passou a olhar para as nações vizinhas, acreditando que estas viviam melhor com seu sistema de governo centrado na monarquia. Até aquele momento, Israel era um país teocrático, no qual Deus governava por meio dos profetas ou dos juízes. Ao olhar para outras nações, os israelitas passaram a esquecer-se do Senhor e acreditaram que , se tivessem um rei, assim como os outros povos, seus problemas seriam resolvidos. Isso era uma grande  ilusão e só trouxe mais sofrimento. Aconteceu tudo o que o Senhor tinha anunciado: muitos passaram a servir e a contribuir para a manutenção da estrutura governamental. Além disso, muitos reis não seguiam a Deus e levaram o povo à idolatria. A segurança de Israel dependia exatamente do contrário do que fizeram: deveriam ser diferentes das outras nações. Com o texto lido hoje, aprendemos que é sempre   melhor andar com o Senhor, mesmo em meio a dificuldades, pois muitas vezes nossa visão limitada nos conduz a ilusões. Não devemos nos deixar enganar pela boa vida dos outros; a cobiça pode nos cegar e levar à ruína. É preciso lembrar que,quando Deus é nosso líder, não necessitamos olhar para as coisas dos outros. Mesmo que estejamos passando por problemas, devemos lembrar que servir a Deus ainda é a melhor opção, pois o Senhor nunca vai nos explorar. Também não devemos desejar o que é do próximo, pois isso pode resultar em frustrações maiores. A vida do outro pode parecer melhor, mas nos momentos de luta a orientação do Senhor é incomparavelmente superior.


Fonte:Radio Trans Mundial, Marivete Zanoni Kunz

 ------------------------------------------------------------------------------------------------