20/12/2020

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Pr. Marcos Machado 

Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido.
Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

1 Coríntios 15:1-19
 

13/12/2020

VOCÊ É UM DISCÍPULO?

 

"Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:33)


Você é um discípulo? Só por ser cristão não significa que você seja um discípulo. Todo discípulo crê em Jesus, mas nem todo aquele que crê é um discípulo.

 Jesus nos deu a definição de um discípulo em Lucas 14. Três vezes nessa passagem Ele disse que, se não fizermos essas coisas, não poderemos ser seus discípulos.

Primeiro, Jesus disse: "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:26) Ele está dizendo que o seu amor por Deus deve ser tão grande e tão intenso que todos os outros amores serão menores do que esse.

 Segundo, Ele falou: "E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:27). Se você quiser viver sua vida ao máximo, então deve negar a si mesmo e colocar Cristo à frente. Você pega todos os seus objetivos, desejos, sonhos e aspirações e os apresenta a Deus. E então você descobrirá que os planos de Deus para você são sempre os melhores.

 Finalmente, Jesus disse: "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?" (Lucas 14:28) "Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:33). Você deve calcular o preço de seguir Jesus. Sim, há um custo em seguir Jesus. Mas há um custo maior em não segui-lo.

 Jesus nos chamou a sair e fazer discípulos (Mateus 28:19), mas é necessário ser primeiramente um, para poder fazer outros.

  Extraído Devocionais Diários - 14/02/2017



06/12/2020

CULTO INTELIGENTE E ORDEIRO


Pr. Marcos Machado 1° Coríntios 14.26-39

Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.

1 Coríntios 14:26-39



MAIS E MAIS COMO ELE

 

"E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito." (2 Coríntios 3:18)

 Quando duas pessoas estão casadas há algum tempo, elas começam a se igualar. Isso aconteceu com minha esposa e eu. Nós nos conhecemos tão bem que eu posso começar uma frase e ela pode terminar. Ela sabe o que estou pensando, mesmo quando não digo nada. Fico impressionado com a intuição dela. Mas eu geralmente posso lê-la também. Casados há mais de três décadas, passamos muito tempo juntos.

 Isso é ainda mais verdade quando passamos tempo com Jesus Cristo. Nós nos tornamos como Ele. Esse é o plano final de Deus para todo cristão: nos tornar como Jesus.

 Vemos isso na vida de Pedro. Ele foi queimado pelo fogo do inimigo quando negou o Senhor. Mas quando tocado com o fogo do Espírito no Pentecostes, ele se tornou o novo e melhorado Pedro. A mesma coisa que aconteceu com ele pode acontecer com você. O mesmo poder está disponível para todo crente. Isso é porque quando alguém está com Jesus - e com isso quero dizer passar tempo na presença do Senhor e passar tempo crescendo espiritualmente - ele se torna mais semelhante a Jesus.

 Antes de você aparecer na terra, Deus escolheu você. Deus sabia que chegaria o dia em que você colocaria a sua fé n'Ele e Ele escolheria você antes de você escolhê-Lo. E qual é o objetivo dele para você? Seu objetivo é que você se torne como Jesus.

 Muitos de nós sabemos e podemos citar Romanos 8:28 - o verso que começa: "E sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem..." Mas o versículo que se segue, Romanos 8:29, é tão importante quanto o seu antecedente. Aqui estão os dois versos juntos: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."

 Estamos sendo moldados e conformados - às vezes através de nossas dificuldades e provações - para sermos cada vez mais parecidos com o Filho de Deus.

Transcritos de Devocionais Diários  - 10 Jun 2019 08:01 PM PDT


29/11/2020

ORAI SEM CESSAR

 



A oração é a ponte que nos une a Deus. "Orar sem cessar" ( I Tessalonicenses 5.17), sempre e em todo tempo. Interceder uns pelos outros fortalece a igreja de Cristo. Há vários trabalhos na igreja. Há vários líderes e coordenadores. Ore por cada grupo, cada liderança. Orar é uma forma de amar. IGREJA BATISTA JARDIM NOVO MUNDO -

Dorothéia Barbara Santos ( Educadora Cristã)
MOSTRAR MENOS

O QUE DEUS CONVIDA TODOS OS CRENTES A FAZER

 

 

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?" (Romanos 10:14)

Um tempo atrás, eu estava conversando com um entrevistador sobre meu livro Lost Boy (Garoto Perdido). Ele disse: "Você parece muito à vontade quando fala. Deve ser fácil para você."

"Nada mais distante da verdade", eu lhe disse. "Antes de ser cristão eu não era alguém que falasse em público."

Quando estava no colégio, lembro que certa vez, numa aula, mandaram-nos fazer um discurso improvisado de cinco minutos perante os outros alunos. Tinham-me dado como tema uma frase da Guerra de Independência: "Não atire antes de ver o branco dos olhos deles." Eu não tinha lido a frase antes, então não fazia ideia do que ela significava. Fiquei na frente da turma, paralisado de medo. Minha boca secou e minha mente deu branco. Tirei zero na tarefa.

Eu não falava em público nessa época. Mas depois que cheguei à fé em Jesus Cristo percebi que o melhor jeito de ajudar as pessoas a crer era pela comunicação verbal, fosse falando perante um grupo ou com uma pessoa individualmente. Descobri que a questão não era eu. A questão não era eu estar ou não à vontade; a questão era obedecer ao Senhor.

O principal jeito de Deus buscar os que ainda não O conhecem é a comunicação verbal. Romanos 10:14 diz: "Como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?" Esse último "quem" devíamos ser eu e você.

Você já conduziu alguém ao Senhor? A "Grande Comissão" foi dada a todo cristão. Somos todos chamados a compartilhar o evangelho. Todos temos um papel a desempenhar. Deus escolheu usar as pessoas, como os principais comunicadores da Sua verdade.

 

Nov 2020 07:09  -  DEVOCIONAIS DIÁRIOS

22/11/2020

QUAL DOM MAIS IMPORTANTE?

 

1 Coríntios 14.1-25

Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.
Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.
O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?
É assim que instrumentos inanimados, como a flauta ou a cítara, quando emitem sons, se não os derem bem distintos, como se reconhecerá o que se toca na flauta ou cítara?
Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.
Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.
Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim.
Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.
Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua.
Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.
Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.
De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que creem.
Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?
Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado;
tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.

1 Coríntios 14:1-25

08/11/2020

O CAMINHO DO AMOR

 


I Coríntios 12. 31b - 13. 1 - 13 - Pr. Marcos Machado 

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13:1-13



11/10/2020

ESTUDO NA PRIMEIRA CARTA DE PEDRO


                                                                                      Pr. Marcos Machado 




DONS

 

                            Pastor Marcos Machado. 

                                                                  1 Coríntios 12.12-27

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

                                                                                          1 Coríntios 12:12-27


04/10/2020

A IGNORÂNCIA SOBRE OS DONS DO ESPÍRITO

 


                                                           1 Coríntios 12.1-11, 28-31a

                                                                                                                           Pr. Marcos Machado

 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

1 Coríntios 12:1-12


E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

1 Coríntios 12:28-31

 


 

 

06/09/2020

A IMPORTANCIA DO VÉU FEMININO II

 


                                                                                                                  Pr. Marcos Machado

Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

1 Coríntios 12:2-11



30/08/2020

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO VÉU FEMININO ?


Pr. Marcos Machado



 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

1 Coríntios 11:2-16